Pudim Rápido de Iogurte

Antes de passarmos uma receitinha de pudim rápido de iogurte vamos aqui descrever quais são as propriedades e benefícios que este alimento traz à saúde. Este é um alimento que pode ser incluído na dieta e pode ser consumido em todas as alimentações durante o dia, em uma alimentação simples de iogurte com mel, linhaça, granola e chia, até produções mais completas e complexas, como tempero de saladas e em vitaminas.

O iogurte é feito a partir da fermentação do leite, um processo que inclui a adição de lactobacillus ( bactéria) , que por meio da produção de energia convertem a lactose em ácido lático, ou seja, aquele gostinho azedo é pela produção deste ácido. Por conta de não ser muito aceito in natura a indústria têm feito adições de sabores como morango, frutas diversas e chocolate no iogurte, além de alterar a consistência deste, deixando o iogurte mais cremoso.

Pudim Rápido de Iogurte

Pudim Rápido de Iogurte

Propriedades do Iogurte

O iogurte é um produto com alto teor de vitaminas e minerais. De acordo com uma pesquisa do ‘British Journal of Nutrition’, as propriedades do leite conseguem ser melhor absorvidas pelo organismo em forma de iogurte do que em estado original do leite. Neste estão inclusos todas as vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, riboflavina e magnésio, além de gorduras, carboidratos e proteínas. A cada 100 gramas de iogurte, ele apresenta um teor de 22 % de gordura, 45 % de carboidratos, 33 % de proteínas e 63 calorias totais.

Detre seus benefícios podemos listar:

  • Cálcio e Proteína auxiliam na perda de peso, já que o mineral diminui o estimulo da produção de cortisol no corpo, este hormônio é o que favorece ao acúmulo de gordura no corpo, principalmente a localizada na parte abdominal.
  • Para quem sofre com a doença celíaca, de intolerância à lactose, o iogurte é uma ótima fonte para substituir a absorção do cálcio no organismo. Com a atividade microbiótica no processo que dá origem ao iogurte, a lactose é quebrada, assim estas pessoas podem optar pelo derivado que tenha baixa ou total ausência da lactose (importante verificar no rótulo do produto).
  • Ótimo alimento pós-treino, o consumo imediato após o treino é essencial e ajuda na construção muscular. Esta característica é devida as proporções de proteínas, carboidratos e gorduras que contém no iogurte.
  • Auxilia no equilíbrio da flora intestinal, são probióticos e auxilia na composição da flora intestinal, melhorando e potencializando assim a absorção de vitaminas e minerais que por ali passam. Dentre seus benefícios podemos citar a amenização de doenças inflamatórias no intestino, evita câncer, gases, diarreia além de evitar a prisão de ventre.
  • Ajuda na prevenção da osteoporose, já que o cálcio é um importante composto incluído no iogurte. 
  • Auxilia no combate as inflamações e infecções. De acordo com estudos e pesquisas foi constatados em idosos que o consumo deste insumo auxiliou na amenização de inflamações de cunho respiratório e gastrointestinal.
  • Auxilia na prevenção e tratamento da candidíase. A candidíase é uma doença causada por fungos e com a ingestão de iogurte com culturas ativas ficou estabelecido um novo equilíbrio de ph vaginal, de aproximadamente 4, o normal.
  • É indicado para o controle da pressão arterial. A ingestão de derivados do leite com menor teor de gordura tem menores probabilidades de desenvolver doenças ligadas a pressão arterial e posteriormente a ataques cardíacos. Isto porque o iogurte é rico em potássio e assim regula os níveis de sódio, que quando este último está em excesso no corpo contribui para aumentar a pressão do sangue.
  • É responsável pelo controle glicêmico no sangue. E isto porque as bactérias encontradas no iogurte consomem os açúcares, elas transformam em ácidos graxos com cadeias menores e assim são utilizados para a produção de energia quando chegam ao intestino, pelas células que ali se encontram. 

Receita de Pudim Rápido de Iogurte

Ingredientes

  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de vinagre branco
  • ½ xícara de chá de água
  • 600 gramas de leite condensado
  • 3 copos ou 510 gramas de iogurte natural

Modo de Preparo

  1. Primeiramente faça a calda, em uma panela coloque a água, o vinagre e o açúcar.
  2. Retire do fogo médio quando der o ponto de calda a fio com uma cor levemente caramelizada.
  3. Coloque a calda na forma que irá colocar o pudim e reserve.
  4. Agora coloque o leite condensado e o iogurte natural no liquidificador e bata até que vire uma mistura homogênea.
  5. Passe este líquido na peneira e coloque na forma.
  6. Asse em forno a 200 ° graus Celsius por aproximadamente 45 minutos.
  7. Enfie um palitinho para verificar o ponto, se sair limpinho seu pudim já estará pronto.
  8. Retire do forno e deixe esfriar. Vire o pudim em um grande prato e sirva gelado.

Receita de Pudim Rápido de Iogurte com Ovos

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de açúcar
  • ½ xícara de chá de água quente
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite
  • 1 lata de iogurte natural
  • 3 unidades de ovos

Modo de Preparo

  1. Primeiro faça a calda, com o açúcar em uma panela deixe-o derreter até que fique em tom dourado, adicione a xícara de água quente e deixe que derreta as placas de caramelo.
  2. Dado o ponto de calda, retire do fogo e coloque na forma que irá colocar o pudim para assar. Reserve-o.
  3. Agora em um liquidificador adicione o leite condensado, os ovos, o leite e o iogurte. Bata os ingredientes até que forme um mistura homogênea.
  4. Despeje na forma a mistura e asse em forno a 180 º graus Celsius por cerca de uma hora e meia. A dica é passar o papel alumínio e assar em banho maria o pudim.
  5. Assim que estiver totalmente assado, retire o papel alumínio e deixe por mais 10 minutos para dar uma dourada no pudim.
  6. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e coloque na geladeira antes de servir.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doces

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *