Pizza sem dúvida é bom! De qualquer maneira, em qualquer quantidade. O número crescente de pizzarias rodízio que o digam. Agora, que tal inovar no formato dela? Não estou falando da forma. Que tal pizza no palito? Uma maneira bem divertida de variar na sempre bem vinda pizza! As crianças com certeza vão amar essa novidade. Não que elas precisem de mais motivos para gostar de pizza.
Ingredientes
Para a massa:
- 50 g de fermento biológico
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 1 pitada de açúcar
- ½ xícara (chá) de óleo
- 1 xícara (chá) de água morna
- 500 g de farinha de trigo
- Farinha de trigo para enfarinhar
Para o recheio:
- 200 g de mussarela fatiada
- 200 g de presunto fatiado
- 2 tomates cortados em rodelas bem temperados com sal e orégano
- 1 ovo batido
- Orégano e queijo ralado para polvilhar
Modo de preparo
Massa
Coloque a farinha de trigo em um refratário espaçoso para que você possa sovar a massa sem problemas. Misture bem o fermento biológico e o açúcar até que fique líquido. Acrescente o óleo, o sal, a água morna e misture. Mexa bem até que desgrude das mãos e sove bem a massa. É importante sovar massa para agregar bem todos os ingredientes e fazer com que a massa fique bem macia. Se quiser, pode enfarinhar uma superfície lisa e sovar a massa sobre ela. É mais confortável e tem mais espaço para você se mover. Faça bolinhas e deixe descansar sobre uma superfície enfarinhada por 20 minutos ou até dobrar de volume.
Dica: Você pode colocar uma bolinha da massa em um copo com água. Quando a bolinha subir, é sinal de que a massa está pronta.
Recheio
Abra cada bolinha com o rolo ou com as mãos mesmo em uma superfície enfarinhada. Recheie com 1 fatia de mussarela, 1 de presunto, 1 rodela de tomate temperada e enrole como se fosse um rocambole. Espete num palito de churrasco. Espalhe numa forma, pincele o ovo e polvilhe o orégano e o queijo.
Dicas: Se a arrumação do rocambole ficar difícil você pode cortar o tomate em quadradinhos. E fazer o mesmo com o presunto e a mussarela. Vai facilitar na hora de enrolar e pode evitar que a massa se rompa enquanto assa.
É bom misturar uma colher de chá de óleo com o ovo para pincelar. Ele ajuda a formar uma casquinha crocante e evita que a massa abra no forno, por causa da água do tomate.
Você pode variar colocando outros recheios. Pode fechar bem as pontas do “rocambole”, pra evitar que o recheio vaze, e rechear de chocolate. Quem sabe até mesmo fazer o seu próprio rodízio de pizzas no palito em casa.