Ovos com Espinafre

A culinária sempre instigou muita gente a raciocinar. Como assim? Bem, antes de termos todas essas descobertas relacionadas ao sabor, a nossa base alimentar estava relegada somente ao que era caçado e coletado. Sem nenhum acréscimo de tempero, sabor ou qualquer outra coisa que seja com a intenção de deixar o alimento mais apetitoso. E isso perdurou por muito tempo. Mas vale a pena acrescentar que a nossa espécie é, até agora, a única que consegue reunir vários ingredientes para transformar em um único alimento, como é a fabricação de um bolo.

É interessante pensar que não existe nem a possibilidade de os nossos primeiros conterrâneos terem o discernimento necessário para entender o que era um alimento mais doce e um alimento mais salgado, não é verdade? Pois é.

Com a descoberta do fogo, o ser humano começou a ter muito mais possibilidades em sua vida: inclui-se a troca do dia pela noite, bem como para o cozimento de seus alimentos e, por fim, para a sua defesa pessoal, já que o fogo é uma coisa que afugenta a maior parte dos animais perigosos daquela época.

Logo mais, com o desenvolvimento da cognição do ser humano, onde ele conseguiu ter a noção de território próprio e de que poderia cultivar e domesticar os animais para a sua própria subsistência é que a culinária realmente entrou para jogo. Vários tipos de pratos foram criados, entre salgados e doces. Mas, a configuração atual da dieta do ser humano só foi sendo moldada com o passar do tempo: entrava um prato novo, saía outro, retornava, e assim sucessivamente.

E, como estamos falando de alimentação, não íamos deixar você sem nenhum tipo de receita para preparar, não é mesmo? Aqui em nosso artigo, iremos ensinar você a preparar um delicioso ovo com espinafre. Vamos lá?

O Ovo No Nosso Dia a Dia

Que a utilização dos ovos em nosso dia a dia é uma coisa corriqueira, isso é verdade, não é? Mas quando é que os seres humanos começaram a perceber que este era um alimento muito bom para ser incluído em nossa alimentação? Bem, pesquisadores apontam que os nossos ancestrais coletavam ovos de alguns tipos de dinossauro. Porém, dá para imaginar o tamanho desses ovos, não é verdade? Logo depois, com a evolução das espécies (dos pássaros, claro), é que a coleta passou a ser feita diretamente desses animais. E, parece que hoje nada mudou: a ave que produz a maioria dos ovos consumidos pela humanidade é a galinha, que consegue botar muitos ovos em um curto espaço de tempo. Isso viabiliza que o alimento seja mais barato ao consumidor e, portanto, acessível à praticamente todas as classes sociais.

 Ovo Cozido

Ovo Cozido

Com o ovo, é possível fazer muitas e muitas coisas: ele tem função primordial para ser a liga de diversos alimentos, tais como bolos, sobremesas, massas salgadas, enfim. Praticamente toda e qualquer receita de alimento irá levar um ou mais ovos em sua composição. Esse, inclusive, é um dos maiores desafios para quem não consome derivados de animais ( os veganos, por exemplo): encontrar alimentos que sejam feitos sem a utilização de ovo em sua composição. Felizmente, o mercado está se abrindo cada vez mais para esse gênero alimentício, oferecendo produtos que estão totalmente limpos em relação a derivados animais.

Posso Consumir Ovos Que Não Sejam de Galinha?

Uma pergunta que é sempre colocada em questão pelas pessoas é se o ovo de outras aves pode ser consumido, assim como o da galinha. Para a alegria de muitos, os ovos de aves são todos comestíveis: desde o ovo de codorna até o ovo de avestruz. É claro que o nível de proteínas e minerais varia de acordo com o tamanho do ovo. Nesse sentido, os ovos de avestruzes tem muito mais nutrientes que os de galinha. Mas o consumo de um ou de outro não afeta em nada a sua saúde: todos tem o seu nível de nutrição bastante equilibrado.

Cuidados no Consumo

Porém, apesar de o ovo ser um alimento bastante saudável é necessário que se tome alguns cuidados, principalmente os relacionados ao cozimento do alimento: o consumo de ovo cru pode desencadear diversos problemas e o mais sério deles é a salmonela. Essa bactéria, ao adentrar o corpo humano, pode causar diversos problemas que, se não tratados a tempo, pode levar a óbito. Nesses casos, o recomendado é sempre cozinhar o ovo antes de consumi-lo (Sem fazer aquele famoso ritual de comer um ovo cru para poder reforçar o corpo humano na parte da manhã) e evitar consumir alimentos que levem ovo cru em sua composição.

Maionese e chantilly caseiro, então, nem pensar: esses são os alimentos que comumente se contaminam com a salmonela, pelo emprego de ovo cru. Uma outra medida para fazer com que a salmonela não atinja você nem a sua família é a colocação do ovo em cestas específicas dentro da geladeira e não em sua porta.

Ovo com Espinafre

Para poder fazer um delicioso ovo com espinafre você vai precisar de uma xícara de espinafre cozido e escorrido, quatro ovos, uma colher de sopa de azeite, uma colher de açúcar, uma cebola, meio quilo de tomate bem maduro, uma colher de sopa de extrato de tomate, um tablete de caldo de galinha, meia xícara de água.

Como Fazer?

Depois de reunir todos os ingredientes, você deverá cortar as cebolas de forma bem miúda, batendo os tomates no liquidificador. Feito isso, reserve. Em seguida, pegue uma frigideira de tamanho grande e profunda, coloque azeite e o aqueça para que seja possível refogar a cebola. Depois disso, junte o açúcar, o extrato de tomate, o tomate que foi batido, o caldo de galinha, a meia xícara de água e deixe que tudo isso ferva por cinco minutos para que o molho fique apurado. Logo em seguida, acrescente o espinafre, arrumando-o na mistura com o molho e, por fim, abra um espaço para que sejam colocados os ovos um a um.

Logo depois, tampe a panela e deixe que a mistura cozinhe por aproximadamente cinco minutos para que, enfim, possa ser servida em seguida. Uma dica é que essa receita pode ser colocada em uma panela que possa ser levada até a mesa. Rende até quatro porções. Bom apetite!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Receitas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *