Pratos Com Bacalhau
Iguaria presente em todos os pratos do mundo, o bacalhau é sinônimo de comida refinada devido seu alto preço. Mas nem sempre foi assim. Quando o bacalhau veio para o Brasil trazido pelos portugueses, era um alimento barato e estava sempre presente na mesa do brasileiro, principalmente nas comemorações religiosas. Após a Segunda Guerra Mundial houve grande escassez de alimentos na Europa, então o preço do bacalhau inflacionou, diminuindo o acesso às camadas mais populares. Consequentemente, o preço de exportação também cresceu bastante, restringindo muito o consumo.
Quem é o Bacalhau?
O nome científico é Gadus Morhua, porém é normalmente conhecido como Cod. O nome bacalhau é utilizado apenas pelos países de língua portuguesa. É encontrado nos mares gelados do Atlântico Norte, que fica no Círculo Polar Ártico. Não há qualquer tipo de desperdício do peixe: do fígado é extraído um óleo – o óleo de fígado de bacalhau – , e da bexiga é feita uma espécie de cola. São cinco tipos de peixes que podem ser transformados em bacalhau. O primeiro deles, é o Cod, já mencionado. A seguir, temos o Saithe, o Ling e o Zarbo, que assim como o Cod, são peixes salgados e secos. O último é o Cod Gadus Macrocephalus, conhecido como o Bacalhau do Pacífico ou do Alaska.
Receita de Bacalhau Assado
Para fazer um delicioso prato de bacalhau assado, vamos precisar de: quatro postas de bacalhau de lombo demolhado, um quilo de batatas, duas cebolas, seis dentes de alho e azeite. Como primeiro passo, as batatas devem ser muito bem lavadas e depois cozinhadas (com casca) em água temperada com sal por cerca de trinta a trinta e cinco minutos. Enquanto as batatas cozinham, as postas de bacalhau devem ser enxugadas e colocadas em um grelhador de ferro ou alumínio fundido, untado com azeite, pré-aquecido. É preciso deixar aquecer bem o azeite antes de colocar as postas. Colocadas as postas, deixe assar, virando-as de vez em quando para assarem os dois lados igualmente. Após isso, tire a casca de três dentes de alho. Corte os outros três dentes de alho em rodelinhas e coloque-os em uma frigideira larga com azeite. Quando o azeite ferver, separe o alho, e acrescente os alhos descascados que não foram usados ainda. Reserve.
Assim que as batatas estiverem cozidas, é preciso escorrer a água e salteá-las no azeite que estava com as rodelinhas de alho, até ficarem um pouco torradinhas. É interessante avisar para que se tome cuidado de não queimar o alho. As postas de bacalhau devem ser colocadas dentro de uma travessa, e regadas com as batatas salteadas. Corte as cebolas em rodelas, e espalhe-as por cima do bacalhau e das batatas. Regue com o azeite fervido, com as rodelinhas de alho que foram separadas. Como acompanhamento, a sugestão é arroz branco.
Por Cissa Ribeiro