Caldeirada de Peixe

A caldeirada de peixe é um prato típico das regiões litorâneas, especialmente nas vilas de pescadores, onde os homens ainda no mar, escalavam um dos homens para caldeirar, ou seja, para cozinhar para os demais. As caldeiradas a bordo dos barcos de pescadores tem um sabor especial, não tanto pelo cuidado na confecção da receita e muito mais por utilizar peixes recém retirados do mar, sendo está a condição principal para o sucesso dessa receita tradicional.

Feijoada

Dicas e Ingredientes

A principal dica na preparação da caldeirada de peixe é quanto a qualidade dos ingredientes que devem ser absolutamente frescos. Os peixes mais indicados para a caldeirada são o cação, a raia, o tamboril, robalo, tambica, dourado, pata-roxa, tremelga, também podendo ser utilizados outras espécies de peixe, desde que não possuam muitas espinhas. A quantidade de ingredientes não tem uma medida exata, até pelas condições originais em que são preparadas as caldeiradas.

Cozido

Ingredientes:

  1. 3 colheres de óleo de soja ou azeite de dendê;
  2. cerca de 2 quilos de peixes limpos e cortados em postas;
  3. 1 quilo de batatas descascadas e cortadas em rodelas, que devem ser cozidas;
  4. 1 pimentão verde cortado em rodelas; (se tiver pimentões verde, vermelho e/ou amarelo, utiliza-se um pedaço de cada, do contrário use aquele que tiver);
  5. 3 ou 4 cebolas grandes cortadas em rodelas largas;
  6. de 4 até 6 tomates maduros descascados cortados em rodelas;
  7. 4 dentes de alho socados;
  8. Sal e pimenta a gosto;
  9. 1 folha de louro;
  10. ½  xícara de vinho branco;
  11. 1 molho de tempero verde;
  12. 4 limões;

 Modo de Preparar

  1. corte os peixes em postas, lave e tempere com limão, alho e sal, deixando descansar por meia hora;
  2. em um tacho largo ou uma panela larga e funda coloque o óleo ou o azeite de dendê. Depois disponha  em camadas alternadas as postas de peixe, as rodelas de cebola, as rodelas de pimentão, o tomate, o tempero verde, e siga com o peixe e os demais ingredientes até que termine todos. Coloque a meia xícara de vinho branco e os demais condimentos.
  3. Tampe a panela e leve ao fogo brando, até que levante fervura e o peixe esteja cozido.
  4. Na panela da caldeirada de peixe não se deve mexer com colher, quando levantar a fervura pega-se a panela pelas laterais, sacudindo para que não pegue no fundo e se acomode na panela;

Caldeirada de Peixe

Variações e Modo de Servir:

Existem muitas variações para a caldeirada de peixes. É muito comum usar junto com o peixe camarões que devem ser colocados por último para não cozinharem demais. Uma opção para servir muito apreciada é a que retira o peixe com uma espumadeira e reserve, mantendo aquecido. Coloque novamente a panela no fogo, adicione pimenta a gosto (usualmente o pirão é bem apimentado)e adicione farinha de mandioca lentamente, sempre mexendo, até formar um pirão com consistência mole. Coloque o pirão num prato refratário fundo e por cima coloque a caldeirada de peixe. E bom apetite. A forma tradicional de servir é na própria panela, com arroz branco ou então com pão e vinho. Uma delícia – Bom apetite!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Peixe

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *