O Cup Noodles é um alimento instantâneo que faz bastante sucesso entre as pessoas, principalmente as mais apressadinhas. Como só precisa de água quente para ficar pronto e pode ser preparada em poucos minutos, é o alimento perfeito para quem tem pouco tempo para comer.
O macarrão instantâneo foi desenvolvido em 1958 no Japão, pelo empresário Momofuku Ando, que também foi responsável pela criação da empresa Nissin. O primeiro sabor criado foi o de galinha, e naquela época o miojo custava cerca de 6 vezes – mais do que o macarrão comum.
No entanto, o Cup Noodles propriamente dito só foi criado em 1971, depois que um funcionário da Nissin deu a idéia de embalar o produto em copos de isopor, para permitir que as pessoas preparassem o produto fora de casa.
Uma curiosidade é que no Japão, o macarrão instantâneo embalado no copo é Cup Noodle, sem o “s” no final da segunda palavra. No total, são 15 sabores diferentes de macarrão para o consumidor escolher.
Processo de fabricação
Para que o macarrão possa ser cozinhado em poucos minutos, ele deve passar por um processamento especial.
Primeiro, a massa é pré-cozida a vapor em uma esteira. Depois desse cozimento, a massa é prensada e depois cortada para ficar com 2 milímetros de espessura. O fio geralmente chega a 40 centímetros de comprimento, e tem cerca de 80 fios dentro de um pote de Cup Noodles.
Para que o macarrão fique mais gostoso ele é mergulhado em um tanque com água quente e depois temperado com glutamato monossódico e sal.
A última etapa é a fritura, em que o macarrão é mergulhado no óleo e frito por dois minutos. Assim a massa fica seca e é mais fácil embalar. Depois que o macarrão é colocado no copo, é adicionado o tempero desejado e pedaços de alimentos como vegetais e carne desidratados.
Estrutura do Cup Noodles
A embalagem do Cup Noodles não é confeccionada com o mesmo material ao redor do mundo. Por exemplo, no Brasil a embalagem é feita de um plástico duro e resistente. Já no exterior as embalagens são geralmente feitas de papel ou isopor, que são mais leves, baratos e ainda funcionam como excelentes isolantes térmicos.
O formato do copo é o ideal para fazer com que a água quente que é adicionada não perca calor, tornando o processo de cozimento mais eficiente. O espaço vazio que fica no fundo do copo serve como uma panela, que deixa a água continuar fervendo enquanto o macarrão vai sendo cozido.
O modo como o macarrão é embalado faz com que ele fique forçando a parede do copo, o que aumenta a resistência da embalagem e serve para minimizar danos durante o transporte.