História do Pistache

O pistache tem uma história longa e interessante. Nativo do Oriente Médio, o pistache é uma das mais antigas árvores de floração. Evidências arqueológicas recentes na Turquia, sugerem que os humanos desfrutaram de seu gosto em 7000 anos antes de Cristo. Próspero em climas quentes, a propagação do pistache no Oriente Médio e no Mediterrâneo, rapidamente se tornando uma iguaria apreciada entre a realeza, viajantes e pessoas comuns.

O pistache tem sido usado como agente de tingimento e remédio popular para doenças que variam de dores de dente à esclerose do fígado. O alto valor nutricional do pistache e o longo período de armazenamento o tornou um item indispensável nas viagens dos primeiros exploradores e comerciantes. Junto com as amêndoas, os pistaches eram freqüentemente consumidos por viajantes através da antiga Rota da Seda, que ligava a China ao Ocidente.

O Pistache na América

Originalmente importado na década de 1880 para os americanos de descendência oriental, o pistache foi introduzido pela primeira vez no resto da América como iguaria somente 50 anos mais tarde. Hoje, é vendido em máquinas nos Estados Unidos, eram geralmente tingidos de vermelho e chamava a atenção dos transeuntes.

Os pistacheiros foram plantados experimentalmente na Califórnia no início dos anos 30. Após dez anos de cuidadosa criação seletiva, uma variedade chamada Kerman surgiu. Na década de 60, o cultivo comercial de pistache havia se expandido em toda a área do Vale Central da Califórnia. Hoje, a Califórnia é o segundo maior produtor de pistache em todo o mundo.

Ciclo de crescimento

Pistache

Pistache

O pistache cresce em pesados cachos como se fossem uva, e são cercados por uma casca, como se fossem amêndoas. O Pistache amadurece no final do verão ou início do outono,  sua casca torna-se rosada e suas camadas internas se dividem naturalmente.

O clima também desempenha um papel importante na produção do pistache. Os pistacheiros requerem cerca de 1.000 horas em temperaturas abaixo de 45 graus centígrados para provocar uma uma boa produção. Um inverno leve ou chuva durante a polinização pode reduzir sua produtividade.

Na época da colheita mecânica, os colheitadores batiam o pistache sobre um quadro para filtrá-lo, nunca permitindo os grãos tocarem o chão. De lá, as castanhas são carregadas para contêineres e levadas às pressas para a unidade de transformação. O pistache deve ser descascado e seco imediatamente para preservar a sua qualidade e evitar que perca assim seus delicados escudos de coloração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acompanhamentos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *