Há mais de mil anos, vários povos puderam verificar que era possível se semear a terra obtendo colheitas de cereais variados, entre eles estão o trigo, que é bastante conhecido na fabricação de um dos alimentos mais antigos do mundo, o pão. E a partir deste ponto o seu rendimento era tanto que eles poderiam viver em um mesmo local sem que precisassem se deslocar de forma constante a procura de alimentos.
O que era uma consequência desta descoberta foi tanto a civilização e outra o risco de se ter a chamada Doença Celíaca. A partir do século II, um visionário grego, que se chamava de Arataeus da Capadócia, conseguiu descrever todos os doentes com determinados tipos de diarreia utilizando a chamada palavra “Koiliakos” ( aqueles que sofrem do intestino ) e que futuramente começou a se chamar de cólica. Tudo isto levou a crer que já naquela época ele poderia se referir a uma doença que a partir de 1888, foi descoberta na Inglaterra com a discrição inclusive de detalhes, com a suposição de que as farinhas pudessem ser as causadoras deste problema.
A doença passou a se chamar infecção celíaca, e aproveitando os termos gregos e nos seus escritos poderia se prever com uma grande intuição que realizar o controle da alimentação certamente é o principal dos pontos deste tratamento. As ingestões de farináceos deverão ser reduzidas, e se por acaso o doente pode ser curado é necessário que seja analisada uma doença.
A Segunda Guerra Ajudou A Descobrir A Doença
Durante este período, o racionamento dos alimentos que eram impostos pela ocupação alemã, pode reduzir de forma drástica os fornecimentos de pão as populações holandesas. No ano de 1950, começaram a ser verificados casos de crianças que tinham a infecção celíaca, melhorando assim a sua doença, apesar de apresentarem uma grave carência dos alimentos. Associando assim estes fatos com os baixos consumos de dietas em cereais.
Mais tarde foi demonstrado através de pesquisas realizadas em laboratórios, que o trigo e também o centeio, poderiam contar com substâncias que provocavam a doença. Podendo se observar que as pessoas que teriam este tipo de problema não tinham um aspecto habitual da sua mucosa intestinal, e este fato foi algo extremamente importante, se confirmando ainda por outros vários pesquisadores, que passaram a permitir que acontecesse um diagnóstico que tivessem bases mais seguras.
E a importância desta descoberta pode então aumentar, um pequeno aparelho onde se podia realizar biópsias do intestino, sem a necessidade de realizar a operação poderia ser utilizado. Hoje em dia este aparelho possui pequenas modificações, e ainda é muito utilizado para que possa fazer este tipo de diagnóstico da chamada nteropatia sensível ao glúten, do sprue celíaco, sprue não tropical, e outros nomes que esta anomalia do organismo recebeu. Enquanto os pesquisadores se convenciam do que se tratava a doença, ao mesmo tempo eles iam criando possíveis tratamentos que funcionavam para os doentes.
A Doença Celíaca Atualmente
Ainda continua sendo pouco conhecida, e seus sintomas podem ser confundidos com vários outros distúrbios, como por exemplo a intolerância permanente ao glúten. Esta doença se manifesta geralmente durante a infância, nos primeiros anos de vida, podendo surgir também em qualquer idade, inclusive na idade adulta. Os tratamentos da doença consistem em uma dieta isenta de glúten. E os portadores desta doença não podem assumir alimentos como pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka ente outras coisas.
Devido a exclusão total de alimentos que são ricos em carboidratos e também fibras e dieta do Celíaco ás vezes é composta por gorduras, como margarinas, óleos e proteínas, e em menor parte por carboidratos. Todo o portador Celíaco, este que não transgride a doença, deverá tender a ter aumentos de peso corporal, por este motivo é preciso ter uma dieta equilibrada, devendo assim diminuir a ingestão de proteínas, além de se moderar o consumo de gorduras aumentando o consumo de frutas, sucos naturais, verduras e também legumes o que poderão tornar a alimentação muito mais saudável e adequada.
O Que É O Glúten?
Nada mais é do que a principal proteína que está presente no trigo, aveia, centeio, malte, cereais, bebidas industrializadas, cosméticos, entre uma série de outros produtos. O que é prejudicial e tóxico ao intestino do paciente e intolerantes ao glútem são as partes dele, que recebem nomes diferentes para cada um dos cereais. O glúten tem como propriedade principal agredir e danificar as várias vilosidades do intestino delgado, prejudicando assim a absorção dos alimentos pela mucosa intestinal.
Os celíacos tem como sintomas principais fortes dores estomacais e dificuldades para ir aos pés principalmente ao ingerir alimentos que contenham glúten. A seguir iremos disponibilizar algumas receitas para pessoas que tenham este tipo de intolerância.
Veja A Seguir Algumas Receitas Para Celíacos
Bolo de Fécula de Batata
Como Ingredientes Você Irá Precisar De:
- 7 a 8 ovos inteiros e em temperaturas ambiente
- 2 copos ( requeijão ) de açúcar;
- 1 caixa ( 200 grs. ) de fécula de batata;
- Raspas de limão;
Modo de Preparo
Primeiramente procure bater as claras em neve, reservando. Em seguida procure colocar as gemas na batedeira batendo bem, acrescente em seguida o açúcar, e continue batendo até que elas possam ficar esbranquiçadas.
A seguir procure continuar batendo e vá despejando aos poucos a fécula com a utilização de uma peneira, em seguida as raspas de limão. A seguir procure com uma colher de pau completar a outra camada, o melhor é que este bolo também não leva fermento em pó.
Pão de Batata
Ingredientes
- 2 tabletes de fermento para pão;
- 1 colher ( sopa ) de açúcar;
- 1 copo americano ( 150 ml ) de leite morno;
- 1 caixa ( 200 grs. ) de creme de arroz;
- 1 caixa ( 200 grs. ) de fécula de batata;
- 2 colheres ( sopa ) de margarina;
- 3 ovos;
- 1 colher ( sobremesa ) de sal;
- 2 batatas grandes cozidas
Modo de Preparo
Para preparar é muito simples, basta apenas misturar o fermento com o açúcar, e em seguida todos os ingredientes, junto das batatas amassadas, deixando descansar por 10 minutos e coloque em forno pré aquecido por 50 minutos, fica uma delícia.