Uma das receitas mais deliciosas para se servir á mesa é sem dúvida o entrecot, e na maioria das vezes, nas festas de final de ano, temos dificuldades em escolher o melhor prato para ser definido e escolhido, com isto temos uma série de possibilidades, que muitas vezes nos falta inspiração. O entrecot natalino é uma verdadeira delícia, leve, fácil de fazer, e certamente irá agradar a todos os paladares, por este motivo a seguir iremos disponibilizar algumas receitas de entrecot natalino para que você possa se deliciar não somente no natal, mas também no ano inteiro.
Entrecote Natalino 1
Ingredientes
- Alecrim á gosto
- Tomilho á gosto
- Sálvia á gosto
- Sementes de coentro á gosto
- 2 dentes grandes de alho picado em pedaços pequenos
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- 4 bifes de entrecote
- 2 envelopes de tempero para carnes
- 500g de ervilhas
- Água quente para uma quantidade necessária
- ½ xícara de chá de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 cebola picada
- 200g de pistache moído.
Como Preparar
Primeiramente em um recipiente procure misturar o tomilho, o alecrim, a sálvia, a semente de coentro, o alho e também o azeite. Reserve em seguida. Procure depois disto temperar o entrecot com tempero para carnes em seguida procure colocar o temperinho das ervas, deixando reservado.
Em uma frigideira, procure grelar o entrecot de um lado e do outro, não fique virando e desvirando os bifes toda a hora
Procure ferver as ervilhas em água quente por 10 minutos para os grãos se amolecerem um pouco. Em seguida procure colocar os grãos todos no liquidificador. Em seguida procure adicionar o leite e bata, reservando também a mistura.
Em seguida em uma panela, procure dourar a cebola na manteiga. Acrescentando ervilhas batidas, pistache, nozes e misture isto bem, procure servir de acompanhamento para o entrecot.
Entrecote Natalino 2
Como ingredientes você irá precisar de:
- Alecrim á gosto
- Tomilho á gosto
- Sálvia á gosto
- Sementes de coentro á gosto
- 4 dentes de alho picados grandes
- 4 colheres de chá de azeite de oliva
- 4 bifes de entrecot
- 2 envelopes de tempero para carnes
- 500g de ervilhas que poderá ser seca
- Água quente
- ½ xícara de chá de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 cebola picada
- 200 gramas de pistache
- 100 gramas de nozes
Modo de Fazer:
Para fazer é bastante simples, basta primeiramente em um recipiente, misturar o tomilho, o alecrim, a sálvia, as sementes de coentro, o alho e o azeite, fazendo uma espécie de molho e reserve.
Em seguida procure temperar o entrecot com tempero para carnes, em seguida procure colocar o tempero de ervas que foi reservado.
A seguir em uma frigideira, procure grelhar o entrecot de um lado e depois de outro, espere por um período até que o bife fique levemente tostado, para desvirar.
A seguir procure ferver as ervilhas secas em água quente por um período de 10 minutos para que os grãos possam amolecer um pouco. Em seguida procure colocar os grãos no liquidificador, adicionando o leite, bata e depois reserve.
Em uma outra panela procure dourar a cebola na manteiga, acrescentando a ervilha batida, o pistache, as nozes, misturando bem, procure servir tudo isto como acompanhamento do entrecot.
As Infinidades de Sabores da Carne Bovina
Quem é que não acha uma verdadeira delícia, um bife bem feito ou mesmo ensopado e incrementado? Vale explorar uma série de alternativas interessantes de carne bovina que estiverem na gôndola do supermercado para saber as diferenciadas, pois os sabores podem surpreender, lembrando de sempre optar por cortes que possam ser sem gordura.
Existe uma série de cortes especiais para as carnes bovinas, que vão desde o filé mignon, o bombom de alcatra, bem como cortes patinho, coxão duro, coxão mole, largarto, paleta, entrecot. O que interfere na qualidade da carne e no sabor é a idade, a alimentação, o sexo, as condições de saúde e a quantidade de gorduras que foram desenvolvidas pelo animal. Animais que são mais novos possuem carnes mais claras e tenras do que os mais velhos.
Tipos de Carnes Diferenciados e As Melhores Formas de As Preparar
Para churrasco por exemplo, é recomendado cortes nobres, que devem ser tirados dos quartos traseiros dos animais, a maioria deles são mais suculentos, e com textura mais macia, nesta alternativa para deixar bem saboroso, aposte no sal grosso.
O filé mignon, é uma carne tenra, simplesmente por ser retirada de uma área que exige pouca movimentação do animal. Não possui muita gordura e apresenta sabores mais neutros, combinando com vários tipos de molhos. A alcatra é desmembradas de subcortes diferenciados como Maminha, picanha, baby beef, bombom de alcatra e tender steak.
O contrafilé e o entrecot, são bastante famosos por seu sabor, ambos são peças longas cobertos por uma camada uniforme de gordura, e seus bifes ou fatias possuem diversos padrões de sabores e texturas, além de suculência diferenciada bem como uma tonalidade diferente. Para os preparar procure apostar em bifes mais grossos ou finos, que possam ser grelhados na brasa ou mesmo na chapa.
O entrecot por exemplo, não se adapta muito bem ao espeto, pois perde o suco e fica mais duro, a sua localização é solta na parrilla, em porções individuais que deverão ter em torno de quatro centímetros de altura, onde deverá repousar o suficiente para ganhar crocância em seu lado de fora.
Por dentro o entrecot deverá ser rosado, se passar muito do ponto, suas fibras rijas ainda ficam mais duras, e a carne parece um chiclete. É preciso se conhecer muito bem o ponto do entrecot para poder acertar em sua maciez.
Aqui no Brasil o entrecot ganhou o nome de filé de costela, sempre estando no segundo time de cortes preferidos pelos brasileiros. Porém agora os mercadistas fornecedores de carnes estão percebendo que o consumidor gosta muito mais de entrecot do que de filé de costela.
Para o churrasqueiro, o entrecot é associado ao supra sumo de maciez e de sabor, por este motivo precisa saber muito bem preparar um entrecot para que ele fique uma delícia.