O inverno se aproxima e com ele vem aquela vontade de degustar alimentos mais quentinhos, caldos, sopas, cremes, etc., que além de nos aquecer alimentam e oferecem uma digestão mais fácil. A sopa de ervilha é uma das preferidas e para quem é adepta da praticidade é uma ótima opção, pois os cremes de ervilha podem ser encontrados semi prontos nas prateleiras dos super mercados. Mas há quem prefira preparar a sopa passo a passo apreciando a arte de cozinhar como uma forma de terapia. A seguir seguem algumas receitas que podem ser modificadas de acordo com seu gosto pessoal.
Receita
Ingredientes:
- um paio
- uma lingüiça tipo calabresa
- 200 g de bacon
- 2 cebolas picadas
- 4 dentes de alho picado
- 1 pacote de ervilha seca
- 1 litro de caldo de carne
- 1 colher de sobremesa de páprica
- 1 molho de sálvia
- sal a gosto
Modo de Fazer
Primeiro retire a pele da lingüiça e do paio, depois corte-os em pequenos cubos, assim como o bacon. Na panela de pressão coloque um fio de azeite e frite os ingredientes acima, junte o alho e a cebola e refogue com uma pitada de sal. Depois de dourados adicione a páprica e então retire o bacon e as linguiças, reserve. Junte o caldo e a ervilha na panela de pressão e depois de ferver deixe por mais 20 minutos. Retire da pressão e leve ao liquidificador, após junte novamente as linguiças e o bacon que foram reservados, adicione a sálvia e deguste ainda quente. Sta receita rende em média 4 porções.
Sopa light de ervilha
Ingredientes
- 600 ml de água
- 2 xícaras de chá de ervilhas secas
- 2 folhas de louro
- ½ cebola picadinha
- 1 dente de alho picado
- orégano e sal a gosto
Modo de Fazer
Em uma frigideira doure a cebola e o alho em um fio de óleo, reserve. Em uma panela de pressão adicione a ervilha, a água e o louro, ferva por cerca de 20 minutos depois que estiver na pressão. Deixe esfriar um pouco, retire a folha de louro e leve ao liquidificador batendo até que se forme um creme. Despeje na panela junto com o alho e a cebola já dourados, adicione orégano e sal a gosto e está pronto para servir.
Dicas
A ervilha pode oferece vários benefícios a nossa saúde, e também para a história, pois é mencionada nos escritos bíblicos e foi encontrada em túmulos egípcios, além disso forneceu dados importantes para pesquisas de genética moderna. É uma rica fonte das vitaminas A e C, além de riboflavina, tiamina e potássio. Elas podem ser importantes no controle do colesterol, por exemplo, e suas fibras insolúveis auxiliam na prisão de ventre, duas doenças muito comuns.
adorei o site e a sopa me ajudou bastante …