Requeijão Caseiro de Liquidificador

Uma das delícias culinárias que mais agradam todo mundo nasceu aqui no Brasil mesmo, e além de ser fabricado em território nacional, o requeijão tem características próprias que só são encontradas em determinadas regiões do país.

O Requeijão

O requeijão sempre foi muito apreciado desde a Idade Media, mas só recentemente veio conquistar importância na nossa alimentação. Hoje foi descoberto que o requeijão é um alimento que pode ser comida junto com o pão ou talvez combinando com outros ingredientes, além de poder ser acrescentado nas saladas, nos patês, em massas, misturado com ervas aromáticas, enfim ele pode ficar do jeito que você mais gosta. Encontramos uma grande quantidade de versões de requeijão, podendo ser de corte, copo ou bisnaga. A versão de copo é a mais popular no Brasil.

Requeijão Caseiro

Requeijão Caseiro

O requeijão surgiu do aproveitamento do leite desnatado (soro) que era descartado depois da fabricação da manteiga. Ele é obtido da mistura da massa coalhada do leite com creme de leite. Os requeijões industrializados contêm muitos conservantes e produtos químicos, alguns contêm amido de milho, o que se torna um produto parecido com o requeijão, pois parte do queijo necessário a receita do requeijão foi substituído por esse polissacarídeo (ingrediente menos nutritivo e mais barato), o requeijão original não contêm gordura vegetal e nem carboidrato.

Imagem de Amostra do You Tube

A Preparação do Requeijão

O requeijão como já dito anteriormente é um derivado do leite, ele pode ser obtido dos leites de vaca, de cabra, de ovelha, e também de uma mistura de leites. Ele é feito em duas etapas.

Na primeira é necessário que seja feito a coagulação do leite e separar o soro, assim obtemos uma massa branca, granulosa, cremosa, conhecida também como ricota. Esta massa é rica em vitaminas, proteínas, e também em minerais, e um pouco de gordura, no mercado encontramos o requeijão com baixo teor de gordura ou praticamente nenhuma gordura.

Humm

Humm

Em alguns estados do Brasil a produção de requeijão é tradicional, alguns continuam usando técnicas de fabricação artesanal, mas com normas de segurança higiênica exigida. Sendo o requeijão um produto natural seu prazo de validade é pequeno, você deve conservar refrigerado e se ele estiver com um cheiro de azedo ou cor a coloração amarelada ou soltando um soro, não consuma ela já está ruim, por isso jogue fora.

Para aqueles que têm intolerância à lactose, um açúcar presente em alguns produtos lácteos, o requeijão é uma opção excelente, porque com a libertação do soro, este produto torna-se adequado ao consumo de quem é intolerante, lembrando, claro, que não pode haver consumo em excesso.

E que tal fazer um excelente e super saboroso requeijão em casa? Fique atento as receitas a seguir que você pode fazer em casa, são bem simples e ficam muito gostosos.

Imagem de Amostra do You Tube

Requeijão Caseiro

Ingredientes

  • 1 pacote de 300 gramas de ricota fresca;
  • Meio pacote de manteiga com sal, aproximadamente 100 gramas;
  • ½ xícara de leite quente.

Modo de Preparo

Coloque em um liquidificador a ricota picada, a manteiga levemente derretida e o leite quente. Então você deve ficar muito atento a este passo, deverá bater todos os ingredientes por no mínimo 5 (cinco) no liquidificador, este tempo é fundamental para que o requeijão fique bastante cremoso

Depois de alcançado o ponto ideal, coloque a mistura em copos ou recipientes de vidro com tampa e leve-os para a geladeira, consuma gelado, evite deixar sem refrigeração e quando ele estiver com cheiro forte ou de cor diferente descarte-o.

Requeijão Cremoso Caseiro

Ingredientes

  • 1/2 litro de leite;
  • 4 (quatro) colheres de sopa de maisena;
  • 1 (uma) lata de creme de leite sem o soro;
  • 1 (um) pedaço de queijo, pode ser prato, minas, ou qualquer outro;
  • 1/2 colher de sopa de sal.

Cuidado: o sal varia de acordo com o tipo de queijo usado. Queijos fortes como gorgonzola ou parmesão só devem ser usados como “tempero”, em pequenas quantidades, ao lado de queijos mais suaves.

Modo de Preparo


Em uma panela pequena coloque o leite frio, a maisena e o sal. Misture bem e leve ao fogo, mexendo sempre, até formar um mingau. Retire do fogo e deixe esfriar e vá acrescentando o creme de leite e o queijo ralado ou bem picado, sempre aos poucos.

Bata tudo no liquidificador por 15 minutos, lembre-se de fazer intervalos entre bater e deixar desligado, se bater os 15 minutos direto seu liquidificador queimará. Para finalizar, como na receita anterior, guarde o requeijão em um pote de vidro esterilizado e tampado. Mantenha na geladeira e use por até 5 dias. Pode-se usar um só tipo de queijo, ou vários. O sabor final, mais forte ou mais suave, vai depender do queijo usado.

Requeijão Caseiro:

Ingredientes

  • 500 ml de leite integral;
  • 7 colheres de sopa de maisena;
  • 1 1/2 de sopa de manteiga;
  • 1 1/2 xícara de chá de creme de leite;
  • 100 gramas de queijo parmesão ralado;
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

Leve ao fogo o leite, a maizena, a manteiga e o sal, sempre mexendo bem até engrossar e parecer um mingau. Deixe esfriar e em seguida leve para bater no liquidificador por 5 minutos, só então acrescente o creme de leite e o queijo, agora bata por mais 10 minutos.

Como nas receitas anteriores, coloque em um recipiente com tampa e leve a geladeira.

Viu como é simples e fácil de ser feita? Agora é só fazer!!

Requeijão Caseiro de Liquidificador:

Ingredientes:

  • 1/2 litro de leite fresco;
  • 3 colheres de sopa de amido de milho;
  • 100 gramas de manteiga sem sal;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 8 colheres de sopa de creme de leite fresco, aquela garrafinha que você encontra até em supermercados.

Modo de Preparar:

Em uma panela, coloque o leite fresco, o amido de milho (maisena), a manteiga e o sal, mexa sempre, até que fique como um creme ou mingau acrescente o creme de leite e retire do fogo. Deixe esfriar um pouco e coloque no liquidificador, bata por 5 minutos, lembrando de alternar entre o desligado e o ligado para não queimar o seu eletrodoméstico. Guarde em uma vasilha que tenha tampa, e leve para a geladeira.

Agora que já sabe fazer o requeijão em casa, basta fazer e se deliciar com esta maravilha da culinária.

Um comentário

  1. Ótimas receitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>