Antigamente, na época dos nossos avós não existia a manteiga como conhecemos hoje, aqueles potinhos prontos para serem consumidos só esperando que o dono chegasse e levasse para casa. Normalmente eram nossas avós quem batiam a própria manteiga para o consumo da casa. E não era uma tarefa assim tão fácil. Nos dias de hoje, encontramos vários tipos de manteiga para vender, mas ainda existem pessoas que preferem bater sua própria manteiga, mas não é tão difícil como foi antigamente.
A Manteiga
Há alguns anos a manteiga foi classificada como um alimento de gorduras saturadas de fonte animal e a raiz dos problemas coronários e de alguns tipos de câncer, por isso muitas pessoas optaram pelas margarinas poliinsaturadas. Mas depois de muitos estudos se foi descoberto que a manteiga contém nutrientes que nos protege das doenças do coração. A manteiga é rica em vitamina A, que é muito necessária para a saúde das glândulas tireoide e adrenal que é importante no funcionamento do coração e do sistema cardiovascular, com a manteiga a vitamina A é mais bem absorvida pelo organismo, ela também contém lecitina, uma substância que metaboliza adequadamente o colesterol.
A manteiga ainda é muito rica em uma série de antioxidantes, que evita que alguns radicais livres possam vir a prejudicar as artérias. Os 2 (dois) principais agentes oxidantes que estão na manteiga e ajudam no corpo humano são as vitaminas A e E. Mas a manteiga ainda é uma grande fonte de selênio, este por sua vez é um antioxidante vital, na manteiga existe mais selênio que no gérmen de trigo ou na grama no peixe Hering, também comumente chamado de Arenque.
A Manteiga Ótimo Alimento Para o Corpo
Vale ainda ressaltar que a manteiga é uma boa fonte de colesterol, e este é um grande e poderoso antioxidante que vai para o sangue, sempre que o organismo é tomado por radicais livres perigosos para o corpo humano.
Pois bem, a manteiga é para muitas pessoas um alimento muito saboroso e imprescindível na mesa, ela pode ser encontrada em potes, latas ou embalagens de papel.
Imagina-se que fazer a manteiga deve ser algo muito difícil, mas o preparo além de simples é fácil. Fora que comer algo saboroso feito pelas próprias mãos dá um orgulho enorme, afinal você está comendo algo que você mesmo fez, e ainda podemos lembrar que produtos industrializados às vezes não possuem sabor e você nem faz ideia como é feito.
Como É Feita a Manteiga Em Casa
A manteiga pode ser feito através do leite de vaca, cabra, ovelha. Para se fazer uma manteiga em casa o ideal e saborosa, o ideal é usar leite cru ou leite integral. Primeiro se deve fazer a nata que vai virar a manteiga. Para fazer as natas do leite, leve o leite ao fogo e deixe ferver, em seguida desligue o fogo e espere o leite esfriar, leve para a geladeira e algumas horas depois deve-se retirar aquela nata que se formou na superfície. Coloque em um pote e leve-o tampado para geladeira. Faça isso sempre que ferver leite e vá guardando na geladeira até que consiga ter cerca de 300 a 500 g de nata, também se pode comprar estas natas já prontas ou então creme de leite fresco, aquele de garrafa, que não é tão fácil de encontrar. Nos dias de hoje não se possui mais o costume de ferver leite, porém se quiser uma manteiga caseira gostosa e bem feita como as de antigamente, é imprescindível que seja feita a fervura do leite para que se possa retirar à nata.
Quando você já tiver a quantidade necessária de nata, bata-a em algum vasilhame até o creme de nata se transforme na tão conhecida manteiga. Em seguida, lave a manteiga, colocando água na tigela até cobrir e vá mexendo e amassando com uma colher de pau, até que a água entre no meio da manteiga. Quando a água estiver turva, leitosa, jogue-a fora e adicione mais água. Repita o processo até que a água da lavagem fique límpida. Esta lavagem serve para retirar a acidez da manteiga. Se preferir, adicione sal a gosto ou ervas com salsinha, páprica, manjericão.
Com Creme de Leite Fresco
Já se você preferir comprar o creme de leite fresco, este é encontrado em alguns supermercados, não precisa fazer a nata ele pode ser usado imediatamente, basta colocar na batedeira ou processador, bater muito além do ponto de chantilly até que ele vire a manteiga. À medida que vai batendo, as natas perdem o aspecto de massa homogênea e a parte líquida separa-se da sólida (a manteiga). Escorra o líquido, descartando esse soro, que é o leitelho ou buttermilk que podemos usar em varias receitas, pois é um subproduto da fabricação da manteiga rico em lecitina, vitaminas do grupo B e em cálcio. o soro é usado para fins medicinais pois a lecitina e a vitamina B ajudam o organismo contra as situações de stress, já o cálcio é importante para os ossos dentes e unhas, com o uso do soro de leite fortalece-se a flora intestinal prevenindo o aparecimento das doenças gastrointestinais, podemos também usar para aliviar as queimaduras solares, devido a seu efeito refrescante.
http://www.youtube.com/watch?v=SREI-ZqYupU
Receitas:
Para Fazer Com Creme de Leite Fresco (Encontrado em Alguns Supermercados):
- 1000 ml de creme de leite fresco
- Sal a gosto
Modo de Preparo:
Em uma batedeira ou processador (se tiver aquele “mixer” melhor ainda), coloque o creme de leite gelado e bata em uma velocidade media até virar uma massa pastosa como a manteiga. Passe em um coador para sair o soro do leite: Se quiser salgá-la, use sal marinho ou grosso ou até suas ervas preferidas. Com 1(um) litro de creme de leite, produz 2 tabletes de 210g e cerca de 500ml de buttermilk ou soro.
Para Preparar a Manteiga Com Nata :
1 kg de nata (um quilo de nata tem o rendimento de mais ou menos meio quilo de manteiga). O processo é o mesmo que a manteiga preparada com o creme de leite. Deve lembrar que a manteiga fresca não possui uma duração muito grande, mesmo se conservada em geladeira.
Dicas:
- Se desejar congelar a manteiga, não coloque nenhum condimento, desta forma ela poderá ser guardada por tempo indeterminado;
- Para tirar o ranço da manteiga coloque-a em uma vasilha e ponha água até cobrir. Adicione uma colher de bicarbonato e deixe de molho por 24 horas. Depois é só lavar com água limpa.
- Se quiser saber se a manteiga possui uma boa qualidade, basta colocá-la em um panela, se ela queimar rapidamente, sua manteiga é boníssima qualidade, e o contrario acontece para uma manteiga de má qualidade.
- Para deixar a manteiga mais saudável, amoleça 200 g de manteiga até ficar em temperatura ambiente. Coloque numa tigela e vá batendo com um garfo e acrescentando azeite extravirgem aos poucos (algo entre 100 a 150 ml), sempre misturando fica como um patê, guarda na geladeira e é so passar no pão na torrada ,também pode acrescentar ervas como orégano, salsinha, alecrim ,tomilho ou de sua preferência, pode temperar legumes .