O arroz é uma iguaria básica e ancestral da população de todo o mundo, por isso existe lendas e mitos em cada cultura sobre esse grão sagrado. Podemos mostrar uma infinidade de receitas que expõem a abundância de pratos feitos com arroz.
As Lendas do Arroz
Para as diferentes civilizações o arroz é tido como um alimento que os deuses nos ofertaram, os chineses convivem com várias lendas, uma delas nos conta que a Deusa do Arroz e Buda iniciaram uma disputa para provar o seu poder. Conta à lenda que a Deusa do arroz desapareceu durante uma festa realizada por Buda, os convidados foram embora, Buda resolveu ir procurá-la e convencê-la a voltar para festa.
Na Índia conta-se do Deus Siva criou uma bela mulher, por quem se apaixonou, mas para casar ela impôs uma condição a de receber um alimento que nunca chegaria a enfastiá-la, ele não conseguiu encontrar o alimento e a moça morreu triste, quarenta dias depois de sua morte nasceu na sua tumba uma planta desconhecida, era o alimento desejado pela sua amada, ele recolheu os grãos e distribuiu por todo seu reino.
Os Árabes alegam que o arroz originou-se de uma gota de suor de Maomé e as lendas africanas dizem que o arroz foi fertilizado e derivou-se a partir do sangue do primeiro homem.
As Variedades do Arroz
Existem mais de 2000 variedades de arroz no mundo. A grande parte da variação do arroz originou-se de duas espécies selvagens, uma asiática e outra africana. O arroz pode dividir-se em diversos tipos: de grão longo, médio e curto ou redondo. O primeiro é superior a 6 mm, ligeiro, muito seco, e permanece solto depois de frio,é usado em saladas. O grão médio é mais curto e arredondado, seu sabor é mais suave, é mais macio podemos destacar o arroz arbóreo. O grão curto ele é tão comprido quanto largo, podemos destacar o arroz espanhol Júcar ou arroz bomba, o glutinoso, que contem muito amido, ele fica grudado depois de cozido, usa-se para risotos.
As principais variedades de arroz são: o arroz branco, o integral, o parboilizado ou vaporizado, o cateto é o grão intacto, ele tem película e o gérmen onde se encontra os nutrientes, ainda tem o arroz vermelho de origem asiática e por ultimo o arroz preto também asiático rico em vitamina B.
O arroz está presente na mesa de mais da metade da população do mundo, sendo a principal fonte alimentar de vários países, principalmente da Ásia e Oceania. O seu cultivo é tão antigo quanto à própria civilização, remontando à Antiguidade.
O arroz é saudável e com ele você pode fazer pratos doces e salgados como:
Arroz de forno, arroz com frango, arroz com brócolis, arroz de carreteiro, risoto de frango, paella tradicional, arroz americano, Arroz à Parmegiana, arroz a grega, arroz primavera, arroz marroquino, arroz doce, arroz natalino, arroz de marisco, arroz à jardineira e muitos outros.
Arroz à Grega:
O arroz à grega é recomendado para acompanhar carnes ou aves. É excelente porque além de saboroso vai enfeitar o seu prato.
Ingredientes Que Você Irá Precisar:
- 2 xícaras de chá de arroz
- 1/2 cebola ralada
- 1 dente de alho picado
- margarina (quanto for preciso)
- 1/2 pimentão vermelho picado
- 1 cenoura picada
- 1/2 xícara de chá de vagem picada
- 1 tablete de caldo de frango
- Sal à gosto
- 4 xícaras de chá de água
Modo de Preparo
Em uma panela, coloque a margarina, deixando esquentar coloque a cebola e o alho, refogue-os e só então junte o arroz, deixe-o refogando no alho e na cebola até secar bem. Junte os legumes picados e a água com o caldo de galinha dissolvido. Quando ferver, coloque o sal. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo. Desligue o fogo quando secar, não retire o arroz imediatamente da panela, deixe-o descansando por aproximadamente 5 minutos.
Receita de Arroz Caipira
Ingredientes
- 3 xícaras de chá de água;
- 2 cubos de caldo de carne;
- 1 colher de sopa de óleo;
- 300g de carne moída;
- 1 cebola pequena picada;
- 1 1/2 xícara de chá de arroz;
- 2 tomates maduros sem sementes picados;
- 1 xícara (chá) de repolho cortado em tiras;
- Sal e pimenta do reino a gosto e
- Salsa picada para polvilhar.
Modo de Preparo
Aqueça a água e derreta o caldo de carne e mantenha aquecido. Em uma frigideira grande, esquente o óleo e refogue a carne até secar. Acrescente a cebola e refogue por 3 minutos, adicione o arroz, o tomate e refogue por mais 3 minutos. Coloque o caldo de carne e cozinhe por 12 minutos ou até secar quase todo o caldo. Espalhe o repolho por cima e tempere com sal e pimenta. Tampe a panela, desligue o fogo, deixe-o descansar por 10 minutos, polvilhe a salva e sirva ainda morno.
Caso queira o arroz mais úmido, não espere o caldo secar por completo.
Receita de Arroz à Parmegiana
Ingredientes
- 1 colher de sopa de óleo
- 1 cebola picada
- 1 colher de sopa de alho picado
- 1 cubo de caldo de legumes esfarelado
- 2 xícaras de chá de arroz lavado e escorrido
- 4 xícaras de chá de água quente
- 2 colheres de sopa de azeite
- 4 tomates cortados em 4 partes
- Sal a gosto
- 200g de requeijão cremoso
- 2 xícaras de chá de mussarela ralado
- 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
Modo de Preparo
Em uma panela aquecida em fogo médio, coloque o óleo e frite a cebola e metade do alho. Acrescente o caldo de legumes esfarelado, o arroz e a água. Tampe e deixe cozinhando em fogo baixo por 15 minutos ou até ficar macio e reserve. Em outra panela ainda em fogo médio, aqueça o azeite e frite o resto do alho. Agora coloque o tomate e refogue por mais ou menos 3 minutos, retire do fogo e bata no liquidificador, não se esqueça de temperar com sal. Com esta pasta pronta, jogue-a na panela com o arroz e misture bem, adicione o requeijão e misture.
Para servir coloque o arroz em um refratário pequeno e cubra com a mussarela.
Polvilhe com o parmesão e leve ao forno médio, pré-aquecido, por 10 minutos ou até gratinar.
Agora que você já viu 3 receitas diferentes, pode caprichar na cozinha e surpreender!
Olá a foto do arroz à crega aprece milho devo colocar ou não?????