O fígado é o tipo de proteína que ou as pessoas adoram ou não suportam, aqueles que gostam aprovam o seu sabor e textura em diferentes modos de preparo. A seguir listamos receitas de fígado a veneziana que vão ajudar a dar mais leveza para esse alimento. Que tal surpreender seus familiares e amigos com pratos diferenciados?
Receita de Fígado a Veneziana
Ingredientes
- 500 gramas de fígado de boi (deve estar previamente cortado em pequenos quadrados de 2 cm cada)
- Tomate
- Cebola
- Pimenta-do-reino
- Alho
- 1 colher de chá de vinho branco
- Vinagre (ou limão)
- Sal
Como Fazer
O fígado deverá ser temperado com pimenta-do-reino, sal e vinagre (se preferir pode ser limão). Deixe descansar por uma hora e então faça um refogado com cebola, alho, sal, óleo, pimenta-do-reino, tomate e cheiro verde. Acrescente então o fígado com o molho em que ele descansou. Observe o refogado e assim que perceber que ele está soltando do fundo da panela adicione uma xícara do vinho branco. Espere que termine de cozinhar. Esse prato fica bem sendo servido quente e com purê de batatas.
Receita de Fígado a Veneziana Acompanhado de Purê de Batatas e Legumes
Ingredientes
Purê
- 1,5 kg de batatas
- 1 colher de sopa de queijo grana padano previamente ralado
- 100 gramas de manteiga
- 300 ml de creme de leite fresco
- Noz-moscada ralada fina
Legumes
- 30 minirrabanetes
- 20 minicnouras
- 20 vagens holandesas
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de sal e uma pitada extra para saltear
- 2 colheres de sopa de azeite
Fígado
- 1,5 kg de fígado de boi limpo e previamente cortado em tiras
- 300 ml de azeite de oliva
- 200 gramas de manteiga
- 2 colheres de sopa de sal marinho
- 2 cebolas roxas previamente cortadas em tiras bem finas
- 1 pitada de pimenta branca
- 200 ml de vinho Marsala
- 500 ml de vinho branco
- 1 maço de cebolinha
- 1 maço de salsinha
Como Fazer
Purê
O primeiro passo é levar a batata para cozinhar, ela deve chegar ao ponto de estar se desmanchando. Enquanto a batata ainda estiver quente, mas com muito cuidado para não queimar os dedos retire a casca e leve-as para espremer. Estando com o purê ainda quente adicione os outros ingredientes numa panela, deve ficar em ponto uniforme. Adicione o sal dando o ponto correto e então reserve.
Fígado
Num recipiente você deverá temperar o fígado com a pimenta branca, o sal e regando com um fio de azeite. O fígado deverá ficar numa peneira fina curtindo por cerca de 5 minutos. Numa frigideira grande você deverá colocar um fio de azeite e metade da manteiga atentando para que o fogo esteja alto. O fígado deverá ser colocado na frigideira por dois minutos ou até que fique dourado.
Em seguida vire o fígado e deixe dourar o outro lado. O fígado deverá ser retirado da frigideira e então escorrido com o auxílio de uma peneira. Jogue o líquido formado para que ele não talhe o molho. Nessa mesma frigideira adicione os vinhos branco e Marsala juntamente com as cebolas cuidando para que o caldo possa ser reduzido pela metade. Coloque novamente o fígado e tempere com as ervas de sua preferência reservando o resultado.
Legumes
Para o preparo dos legumes de acompanhamento ferva 2 litros de água numa panela com a adição de sal e açúcar. Adicione na água as cenouras previamente descascadas, deixe cozinhar por cerca de dois minutos e então acrescente as vagens. Deixe cozinhar por mais dois minutos e então corte todos os legumes ao meio lembrando que os rabanetes não precisam cozinhar. Os legumes deverão ser dourados numa frigideira com um fio de azeite e uma pitada de sal. Reserve.
Montando o Prato
Numa travessa ou numa panelinha coloque o purê de batatas de fundo, em seguida o fígado juntamente com o seu molho e os legumes. Dê o toque final regando com um fio de azeite.
Receita de Fígado a Veneziana
Ingredientes
- 500 gramas de fígado
- ½ copo de óleo
- Pimenta previamente moída
- Sal a gosto
- 2 cebolas
- 2 colheres de sopa de vinagre
- 30 gramas de manteiga
Como Fazer
As cebolas deverão ser previamente cortadas ao meio e depois fatiadas. Leve para dourar no fogo médio acrescentando então manteiga e óleo. Vá mexendo para que o óleo e a manteiga fiquem bem integrados. O passo seguinte é limpar o fígado removendo a sua pele. Corte em pedaços menores.
As cebolas irão levar cerca de dez minutos para dourar, nesse ponto adicione o vinagre e então coloque o vinho deixando que cozinhe por mais 5 minutos no fogo alto. Não pode deixar o fígado cozinhar muito para que não fique duro. Adicione sal e pimenta, desligue o fogo. Sirva quente.