Lasanha Rápida

Quando está na hora de se alimentar, o cérebro não consegue pensar em muita coisa, há de se combinar. Isso se dá, basicamente, pela energia que o corpo precisa para poder desempenhar todas as tarefas a que ele foi incumbido.

Sabe-se também que infelizmente muita gente não dispõe de tempo hábil para poder cozinhar e, por conta disso, acaba consumindo alimentos que não são muito saudáveis, porém são mais rápidos de preparar: os congelados e embutidos, por exemplo, são vistos como uma forma de amenizar a falta de tempo “nutrindo” as pessoas mais rapidamente. Porém, sabemos bem os riscos que as pessoas correm ao consumir tais tipos de alimento freneticamente.

Para reduzir esses riscos, o que se recomenda é a ingestão cada vez maior de frutas, legumes, verduras, hortaliças e produtos naturais, fazendo com que os alimentos que não se encaixem nesse quesito sejam consumidos de maneira esporádica. Isso pode ser feito, por exemplo, com tais alimentos processados: de vez em quando, é normal comer coisas que “não prestam”.

E, para o dia do lixo, que tal aprender a cozinhar uma deliciosa lasanha para o lanche? Aqui, você vai conhecer um pouco mais da história dessa que é uma das maiores iguarias italianas, bem como, também, é uma das receitas mais apreciadas pelos Brasileiros.

A Lasanha: História

Como muita gente sabe, a lasanha é uma das várias massas italianas que não ganharam somente o país mas também diversos outros lugares do planeta. Muita gente não sabe, mas a Itália e a Grã-Bretanha quase entraram em um imbróglio diplomático pois ambas queriam para si o título de “criadores” da lasanha.

De acordo com pesquisadores britânicos, a lasanha deriva de um caderno de receitas datado d 1390 que serviu como inspirações para os cozinheiros do rei Ricardo II. É muito importante frisar que o questionamento dos britânicos acerca da paternidade da Lasanha tinha validade, já que não se sabe ao certo de onde é que essa massa surgiu especificamente, já que há divergências sobre a real procedência do “ancestral” da lasanha moderna.

O fato é que o prato que se originou em Roma, utilizando molho de tomate e uma massa feita de cereais é o que mais se aproxima da receita da lasanha atual que é servida em nossas casas, colocando, de vez, uma pedra sobre esse assunto e dando a “coroa” a quem realmente merece: a Itália.

Embora seja uma receita tradicionalíssima da Itália, muitos lugares do país não têm o costume de consumir o delicioso prato, estando este mais restrito a algumas regiões da nação em formato de bota. Por lá, a massa (que é muito mais fina do que a gente vê por aqui) sai direto do forno para poder cobrir os recheios (que podem ser de queijo e presunto ou outro tipo).

O que é mais engraçado nessa história toda é que as versões mais “italianas” do prato não contam com carne moída nem molho de tomate, sendo que esses dois itens são verdadeiras “assombrações” para os chefes italianos. Tradicionalmente, os italianos preferem as lasanhas feitas com carne de porco ou de aves desfiadas.

Atualmente, versões mais leves (e veganas) da lasanha vem ganhando adeptos por toda a parte, com a colocação de vegetais como recheio, além também de massas feitas com hortaliças, entre outras maneiras de deixar a receita mais aceitável para os diversos tipos de paladares e preferências. Existe até mesmo uma receita de lasanha na qual se substitui a tradicional massa por folhas de alface, sendo essa criação 100% brasileira.

Aqui no Brasil, a receita tradicional de lasanha está atrelada com o fato de que se utiliza a massa (macarrão) para poder ser a base, juntamente com molho de tomate, presunto e queijo. Algumas versões fazem com que a carne moída acompanhem o molho de tomate.

Lasanha Rápida Para o Lanche

Para poder preparar uma deliciosa lasanha rápida para o lanche da tarde, você irá precisar dos seguintes ingredientes:

  • 250g de massa para lasanha cozida;
  • Um pacote de creme de legumes;
  • Três xícaras de chá de leite;
  • Uma lata de creme de leite;
  • Uma xícara de chá de frango (já cozido e também desfiado);
  • 250g de muçarela já fatiada;
  • Meia xícara de chá de queijo parmesão já ralado.

Depois de reunir todos esses ingredientes será necessário dissolver o creme de vegetais no leite, levando ao fogo médio até que este engrosse. Depois, retire a mistura do fogo e acrescente o creme de leite (isso deve ser feito, realmente, com a panela fora do fogo. Quando exposto a altas temperaturas, há risco do creme de leite azedar) juntamente com o frango desfiado. Pegue, em seguida, um refratário onde a lasanha poderá ser montada, colocando, primeiramente, um pouco do creme que foi obtido antes, uma camada de massa, uma camada de queijo, uma camada de frango e assim por diante. Lembre-se que o creme deve ser a última camada a ser colocada antes de o refratário se completar por inteiro.

Logo em seguida, polvilhe o queijo parmesão por cima do refratário, para que este possa ficar douradinho por cima, levando ao forno médio já pré-aquecido a 180 graus por até 20 minutos (ou quando a lasanha der sinais que já gratinou). Feito isso, retire do forno e espere esfriar um pouco. A receita pode servir a até seis pessoas.

Receita Bônus: Suco Detox de Cenoura, Beterraba e Laranja

Para acompanhar essa delícia, nada melhor do que uma bebida refrescante e saudável, não é mesmo? Para fazê-lo, é necessário:

  • Uma cenoura grande;
  • Meia beterraba;
  • Cinco laranjas inteiras
  • 1 litro de água;
  • Meio copinho de açúcar.

Reunido os ingredientes, basta batê-los no liquidificador e, em seguida, coar, para que os rejeitos sólidos possam ser retirados e, dessa maneira a bebida possa se manter apresentável para poder ser consumida.

A receita de lasanha acima, apesar de não parecer inofensiva, inspira cuidados em seu consumo, principalmente por quem deseja perder alguns quilos. Ela pode ser consumida normalmente, mas sem muito exagero, pois as calorias podem ser o suficiente para aquela gordurinha indesejável. Então, muita atenção no consumo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lanches

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *