Provavelmente o misto quente é o sanduíche mais famoso em todo o mundo, conhecido por ser um lanche muito rápido de ser feito, e mais rápido ainda para ser comido, chegou para ficar diante de todas as suas inovações.
Um Pouco da História do Misto Quente
Este lanche rápido foi criado pelo Lord Montagu, ele era um homem muito viciado em jogos e por isso não gostava de parar o jogo para ter que fazer uma refeição. Deste forma ele colocava fatias de rosbife no meio de duas fatias de pão e foi assim que a história dos lanches rápidos foi mudada para sempre.
Com o passar dos tempos os lanches, principalmente os rápidos, foram se transformando, foram incrementados e em cada canto do mundo foram criadas receitas diferenciadas, para poder atender a todos os gostos por mais diferentes que estes sejam.
O Popular Misto Quente
Todo mundo conhece, ou já comeu um misto quente, por isso pode-se afirmar com toda a certeza que ele é extremamente popular. O misto quente é um lanche muito eclético que podemos fazer e comer em vários momentos e também variar seus acompanhamentos, ele é fácil de preparar, graças aos ingredientes bem simples que possui, ele é saboroso, pode ser servido a qualquer hora e a qualquer momento.
Atualmente existem vários tipos de receitas de misto quente, e você pode escolher a que mais lhe agradar e fazer, como já foi dito, este lanche é rápido e muito fácil de ser feito.
Algumas Receitas de Misto Quente
Vamos começar pela receita mais tradicional, e normalmente a mais pedida, você irá precisar de:
Ingredientes:
- Duas fatias de pão de forma
- Duas fatias de mussarela
- Duas fatias de presunto
- Manteiga ou margarina.
Modo de Preparo
Você deve começar aquecendo uma frigideira, em seguida coloque as fatias de pão para que estas fiquem douradas, porém tenha cuidado, não deixe queimar, caso aconteça o seu misto pode ficar amargando.
Agora retire o pão e coloque o queijo com o presunto na frigideira, aproveite e passe a manteiga no pão, em seguida coloque o presunto com o queijo em cima de uma das fatias de pão e para finalizar basta fechar com a outra fatia, se você desejar pode cortar o sanduíche em diagonal.
Esta receita que você acabou de ler é a tradicional, ela é feita desta forma nas padarias e lanchonetes. Esta receita é com certeza uma das mais calóricas que conhecemos, mas para resolver este pequeno problema podemos fazer substituições, e tornar nosso sanduíche bem mais leve, você não vai mudar o modo de preparar só alguns ingredientes que serão substituídos.
Por exemplo, evite usar margarina com sal e muito gordurosa, prefira pão integral, use presunto light sem gordura, queijo sem gordura e assim por diante, viu como é fácil deixar seu misto quente menos calórico? Caso queira, pode fazer seu misto quente em uma sanduicheira elétrica ou em um Grill isso ajuda também a diminuir a quantidade de calorias de seu sanduíche.
O Misto Quente de Forno
Você já se cansou desses mistos quentes normais, e quer fazer algo diferente, não tem problema, uma das mais novas invenções, muito saborosas, é o misto quente de forno. Aqui existem 2 receitas, primeiro vamos a mais pratica, depois a mais saudável.
Compre aquele pão de forma inteiro, onde as fatias são no comprimento, desta forma fica mais fácil de preparar, tenha queijo, presunto e margarina a vontade, se quiser pode colocar tomate, orégano e queijo ralado por cima. Vamos a montagem:
Unte uma forma com margarina ou manteiga (fica a seu critério), faça a primeira camada com pão de forma, coloque molho de tomate, queijo e presunto, se quiser pode colocar linguiça calabresa, cebola e orégano. Cubra tudo com mais uma camada de queijo, coloque outra camada de pão, coloque outra camada de recheio, mais uma de queijo.
Agora coloque a ultima camada de pão, coloque mais uma de queijo e leve ao forno para gratinar. Uma dica, se puder, triture o queijo e o presunto, na hora de servir ficará bem mais fácil então pode ter certeza que esse misto quente de forno, irá fazer muito sucesso se for servido bem quentinho!!
Agora vamos a receita um pouco mais complexa, em que você começará a fazer pela massa, dá um pouco mais de trabalho, mas fica extremamente saboroso.
Misto Quente de Assadeira
Ingredientes
- 30 gramas de fermento biológico
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de sobremesa de sal
- 2 ovos inteiros
- 1/2 xícara de chá de óleo de milho(aproximadamente 120 ml)
- 250 ml de leite
- 600 gramas de farinha de trigo (aproximadamente 3 xicaras de chá)
- 1 gema para pincelar
- Queijo tipo parmesão para polvilhar
Ingredientes do Recheio
- 250 gramas de queijo tipo mussarela ou o que você preferir – ralado em filetes
- 250 gramas de presunto fatiado – ralado em filetes
- 1 e 1/2 xícara de chá de tomate cortado em cubinhos
- Sal e orégano a gosto
E Agora o Modo de Preparo
Em uma vasilha grande, misture o fermento com o açúcar, você deve mexer bem com o auxilio de uma colher até que ele fique líquido e dissolvido.
Adicione então os ovos levemente batidos, o óleo, o leite e o sal. Misture e vá acrescentando a farinha aos poucos, para que você consiga dar o ponto certo.
Polvilha um pouco de farinha em uma bancada ou em uma mesa, coloque esta massa em cima e sove ate que ela fique bem macia e elástica, ela deve ficar lisa. Quando atingir este ponto, volte a massa para a vasilha e cubra com um pano de prato, para que a massa possa crescer.
Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Corte o tomate em pequenos pedaços, tempere-o com sal e deixe escorrendo dentro de uma peneira.
Corte a massa em duas partes, em seguida unte e enfarinhe uma forma, coloque a massa dentro da forma e a abra. Depois de cobrir todo o fundo da forma, coloque o presunto, em seguida os pedaços de tomate e cubra tudo com o queijo, termine salpicando oregano, se gostar você pode colocar cebola.
Agora pegue a outra metade da massa, abra e jogue por cima da forma, como se fecha-se o pão. Deixe descansando novamente, por cerca de 20 minutos, pincele a gema em cima do pão e jogue queijo ralado por cima, leve ao forno devidamente pré-aquecido a 180º, o tempo de cozimento é aproximadamente 30 minutos. Deixe dourar tanto em cima, quando a parte de baixo.