Tomates Recheados

Que a culinária está presente em todos os momentos da vida, isso não se há como negar. Pois bem. Muita gente adora ter um tempo dedicado somente para poder cozinhar ou, também, poder degustar o alimento com calma, algo que é impossível de se fazer nos tempos de hoje, na qual o tempo é um dos elementos mais escassos no dia de hoje.

Justamente por conta desse tempo muito curto para poder fazer as coisas as pessoas acabam se submetendo a costumes não muito saudáveis para a saúde, como consumir alimentos prontos ou congelados, com uma alta carga de sódio e gordura que, em longo prazo, podem causar diversos tipos de complicações.

Os Estados Unidos, por exemplo, país que é posto como um exemplo em questões econômicas e educacionais, é um dos que mais tem problemas com a população em relação à sua alimentação: os serviços de “fast food”, no qual o país teve um papel fundamental para poder popularizar o serviço no restante do mundo tem preços bastante acessíveis por lá, o que faz muita gente preferir consumir esse tipo de alimento do que outros, o que faz com que os níveis de obesidade na população aumente consideravelmente.

Porém, é de se levar em conta que, de vez em quando, é de ótimo grado fazer alimentos um pouco mais elaborados e saborosos. Nesse artigo, será ensinada uma deliciosa receita de tomates recheados, bem como, também, dicas de como proceder a receita de maneira satisfatória.

O Tomate – História e Benefícios

Tomate

Tomate

Desde muito tempo, o tomate foi visto pelas pessoas como sendo um legume, já que este era preparado majoritariamente em pratos salgados. Porém, a biologia mostra que o tomate é, na verdade, uma fruta, já que conta com propriedades suficientes para ser considerado como tal.

Apesar de ser uma fruta, a família do tomate é bastante variada, na qual a berinjela, os pimentões  e as pimentas, além de outros frutos que não podem ser consumidos. A  palavra “tomate”, vinda do castelhano, apareceu pela primeira vez em 1595, por meio da imprensa. De acordo com pesquisadores, a origem da fruta é justamente das Américas do Sul e Central, na qual o seu uso como alimento só se deu no México, localizado na América do Norte. Quando os mexicanos começaram a ter acesso a essa fruta, a época da globalização estava a todo vapor, onde os europeus estavam caçando, mais do que nunca, terras para exploração.

É, juntamente com o milho, um dos alimentos mais populares da face da Terra, na qual serve como ingrediente para uma porção de alimentos igualmente famosos. Ela consegue crescer de um a até três metros de altura. Se estiver em seu ambiente nativo, a planta que dá origem ao tomate consegue se manter perenemente, apesar ser cultivado somente em climas temperados de forma anual.

De acordo com pesquisadores e historiadores, o tomate já era cultivado em 500 a.C. entre povos mesoamericanos, como os Astecas. Acreditava-se naquela época que, ao ingerir as sementes do tomate, este conseguia dar poderes divinos a quem o consumisse, como o poder da adivinhação.

A primeira evidência de que o tomate fora exportado para fora da América foi no ano de 1521, quando um explorador espanhol decidiu levar consigo em uma viagem de retorno para a Europa um tomate amarelo, sendo responsável por espalhar a fruta também pela Ásia. E, desde então, o mundo passou a conhecer a fruta e aplicá-la em diversos tipos de alimentos e condimentos, fazendo com que esta ficasse muito mais famosa do que já era na época. Um dos produtos que é feito utilizando o tomate como base é, justamente, o catchup, condimento bastante conhecido de bares e lanchonetes mundo afora.

Tomates Recheados

Para poder fazer um delicioso tomate recheado, você vai precisar de

10 tomates grandes;

Meio quilo de guisado (de primeira);

50g de manteiga;

8 colheres de pomarola;

100g de queijo ralado;

Sal e pimenta a seu gosto.

Tomates Recheados

Tomates Recheados

Depois de reunir todos os ingredientes, é hora de colocar a manteiga em uma panela para que essa possa aquecer. Logo em seguida, acrescente a pomarola, deixando fritar até que fique dourado. Depois disso, é hora de acrescentar o guisado e fazer com que esta refogue bem. Em seguida, reserve: é hora de preparar os tomates. Lave-os, retire a tampa e, por fim, retire as sementes. Para fins de estabilizar o tomate, corte uma pequena rodela na parte de baixo, para evitar que eles rolem.

Depois, coloque o guisado refogado dentro do tomate, tampando com queijo ralado e, em seguida, levando ao forno por até trinta minutos. Lembre-se que, o número de tomates indica o número de pessoas que podem se deliciar com essa receita. Portanto, se tiver muitas pessoas, trate de aumentar o número de tomates (e, se fizer necessário, aumente também o número dos demais ingredientes).

Receita 2 – Tomates Recheados

Continuando em mais uma receita, para poder fazer esta serão necessários:

Quatro tomates grandes;

Uma cebola média (que esteja bem picada);

Uma xícara de chá de peito de peru (já cozido e picado);

Dois dentes de alho;

Meia xícara de chá de azeitonas verdes picadas;

Duas colheres de sopa de manjericão picado;

Meia xícara de chá de muçarela picada;

Quatro colheres de sopa de queijo parmesão;

Uma colher de sopa de azeite;

Sal e pimenta (do reino) ao seu gosto.

Reunidos os ingredientes, é necessário lavar os tomates, cortar a tampinha e retirar as sementes. Retire uma rodela na parte de baixo, para poder conferir uma certa estabilidade ao tomate (reserve a polpa e as sementes).

Depois de fazer isso, tempere os tomates com o sal e a pimenta e os reserve. Em uma frigideira, aqueça o azeite, em fogo médio, aproveitando para refogar o alho juntamente com a cebola. Logo em seguida, coloque o peito de peru picado, as sementes e a polpa do tomate, o sal, a pimenta e as azeitonas. Deixe que a mistura possa refogar por alguns minutos.

Tirando do fogo e deixando esfriar por alguns minutos, pegue metade do queijo mussarela e misture junto com o manjericão. E, dessa maneira, recheie os tomates, colocando-os em uma forma. E, concluindo, pegue a mussarela restante juntamente com o queijo parmesão e coloque por cima dos tomates. Assim, leve ao forno alto pré-aquecido por até 10 minutos (ou até que gratine).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acompanhamentos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *