Molhos rápidos são ótimas opções para diversos tipos de alimentos, considerados acompanhamentos muito interessantes para massas e também alguns tipos de legumes e outros tipos de alimentos.
Existem diversos tipos de molhos, desde os que são preparados de formas mais complexas, utilizando ingredientes que demandam mais tempo para o preparo do molho por completo e outros considerado mais simples e rápidos, mas igualmente saborosos.
Vamos hoje aprender uma deliciosa receita de molho rápido, ideal para o preparo de massas e também alguns tipos de carnes, caso você deseje.
Essa receita utiliza como base o molho de tomate, um dos molhos mais utilizados na cozinha italiana.
Ingredientes Para O Preparo Da Receita De Molho Rápido
- Quatro tomates inteiros já maduros
- Folhas de manjericão a gosto
- Azeite de oliva a gosto
- Uma cebola inteira
- Três colheres de sopa de margarina ou manteiga
- Uma colher de chá de açúcar cristal
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
Modo De Preparo Da Receita De Molho Rápido
O primeiro passo para a realização do preparo do molho rápido será o processo de lavagem dos tomates. Após isso, realize o sorte dos mesmos para facilitar o cozimento. Leve-os até uma panela juntamente com água. Você deverá esperar até que a água atinja a sua fervura para adicionar os tomates. Quando o tomate começar a cozinhar, você irá perceber que a pele dos mesmos irá soltar, e esse será o momento de retirar os tomates do fogo.
Corte-os em pequenos pedações e leve-os até o liquidificador, podendo retirar as sementes caso seja de seu desejo. O próximo passo será realizar o corte da cebola ao meio. Corte apenas uma parte da cebola e logo após lave as folhas de manjericão.
Coloque um pouco do azeite de oliva sobre uma frigideira e aqueça por cerca de um minuto em fogo baixo. Coloque sobre o azeite algumas folhas do manjericão e deixe que ele frite por cerca de dois minutos.
Acrescente também o tomate que já deve ter sido batido e deixe que o mesmo cozinhe por cerca de seis ou sete minutos, adicionando por fim a manteiga ou margarina. Após finalizar o preparo do molho, sirva-o ainda quando estiver quente.
Dicas Para O Armazenamento Do Molho Rápido
Posso Congelar O Molho Rápido?
O molho rápido pode ser congelado facilmente, principalmente pelo fato de que diversas pessoas acabam realizando uma grande quantidade de molho, e assim, é possível fazer com que você possa servir o mesmo durante vários períodos, o separando em poções e congelando.
Porém, caso você decida congelar o molho, ´necessário que a manteiga não seja utilizada na receita, já que a mesma pode afetar o tempo de durabilidade do molho no congelador.
O molho pode ser mantido refrigerado por cerca de dois a três meses, dependendo da quantidade e também das vezes que você irá o retirar do congelador. Você poderá descongelar o molho diretamente na panela, com o auxílio da água, utilizando a técnica do banho-maria, ou mesmo no micro-ondas, dependendo do recipiente onde você irá armazenar o molho.