Um dos lanches mais conhecidos é a coxinha, que está na boca que todo mundo, seja em apenas para um lanche simples, ou em festas tipo aniversario e casamento, ela sempre está presente. A coxinha é sem dúvida a mais pedida, pode nem ser favorita, mas todos pedem, e o melhor todos comem.
Baseados nessa vida popular que a coxinha tem, é que podemos dizer de onde ela veio, quem criou, porque criou e como foi espalhada. Sabe-se que a receita base da coxinha é basicamente a farinha de trigo e o caldo do frango, veja a seguir uma das historias que contam sobre como nasceu a cozinha.
A Historia da Coxinha
Como já foi dito anteriormente a coxinha é basicamente a mistura de farinha de trigo com o caldo do frango, e recheado com o frango desfiado. Uma das historias que se conta é que a coxinha é derivada de um tipo de croquete servido na Europa, o frango desfiado é um tipo de recheio muito usado na culinária francesa, por isso a coxinha tem este recheio.
Outra historia que se conta sobre a coxinha é uma bastante conhecida, a coxinha também pode ter sido criada na realeza brasileira, a Princesa Isabel e o Conde D’Eu tinham um filho, que possivelmente tinha algum tipo de deficiência intelectual, ele só gostava de comer a coxa de frango. Um dia não tinha coxas e a cozinha teve a grande ideia de desfiar o restante do frango, enrolar na massa feita de farinha de trigo com o caldo e em seguida empanar em formato de coxa de frango e fritar. O menino adorou e a ideia foi muito bem aceita, a receita só foi levada para o restante da realeza quando a então Imperatriz Tereza Cristina visitou a família, provou a iguaria, pediu a receita e levou para a corte.
Existem também outras historias menos conhecidas, mas sabemos que a forma de coxinha de frango surgiu no Brasil, ou seja, a coxinha é um pouco brasileira também.
Onde Se Encontra E Come Coxinha
Não se pode afirmar qual a versão verdadeira da coxinha, mas se pode afirmar que a coxinha é um salgado servido em muitos locais, encontra-se em lanchonetes, bares, lojas especializadas, pastelarias, alguns restaurantes, em padarias e outros locais. Ela é servida em vários tamanhos, desde as pequenas normalmente para festas de aniversários, casamentos e outros tipos de eventos, até as tamanho grandes, própria para lanches individuais.
Além destes locais já citados, algumas empresas se especializaram na fabricação da coxinha, elas fazem, congelam e vendem o salgado desta forma, cabendo ao consumidor apenas retirar do freezer deixar descongelar e em seguida fritar. Este produto congelado você poderá encontrar desde supermercado até lojas especializadas em salgados.
Receitas de Coxinhas de Frango
Existem varias receitas de coxinha, desde a tradicional, a simples, a mais incrementada e as que são criadas no dia a dia. Uma das receitas mais conhecidas atualmente é a coxinha com catupiry.
Veja a seguir 2 (duas) receitas do salgado, que você pode acrescentar ingredientes e transformar na sua receita especial. Segue a receita de cozinha tradicional e a simples.
Coxinha Tradicional de Frango
Ingredientes Para Massa:
- 1 e 1/2 copo* de água
- 1 copo* de leite
- 1 colher de tempero (tipo sazon) a sua escolha
- 3 cubos de caldo de galinha
- 1/2 cebola ralada
- 2 colheres de margarina
- 2 colheres de açúcar
- 4 copos* de farinha de trigo
Ingredientes Para o Recheio
- 1 quilo de frango*
- 300 gramas de batata
- 100 gramas de tomate bem picado
- 1 cubo de caldo de galinha
- 1 colher de chá de tempero à sua escolha (tipo sazon)
- 1/2 cebola ralada
- 4 colheres de óleo
Recheio
Comece preparando o recheio, para que este possa esfriar antes de você enrolar a coxinha. Cozinhe o frango junto com as batatas em uma panela de pressão, tempere o frango normalmente.
Depois de pronto, desfie o frango, amasse a batata e leve para uma panela com o óleo, o caldo do frango, o tomate, a cebola, o caldo de galinha, e o tempero. Depois de pronto, reserve e deixe esfriar.
Massa
Coloque em uma panela grande a água, o leite, o caldo de galinha, a margarina, o açúcar, a cebola, e o tempero. Misture bem, mexendo sempre, vá adicionando aos poucos a farinha para que ela não empelote. Mexa devagar até que a massa desgrude inteiramente do fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar para que você possa manuseá-la.
Enrolando as coxinhas
Há duas formas de enrolar as coxinhas, a primeira é ir pegando pedacinho por pedacinho de massa, abrindo à mão, colocando o recheio e fechando em seguida.
A outra é você abrir a massa por inteiro e com um cortador, fazer a coxinha de um tamanho padronizado. Para isso, você precisará de uma bancada, enfarinhada, onde você possa abrir a massa da espessura desejada e cortar. Depois de cortar, siga os mesmos passos, recheie e feche a coxinha.
Atenção: Se você deseja congelar sua coxinha quase pronta, está é a hora, basta colocar em uma vasilha ou saquinho secos, fechar bem e colocar no freezer, quando quiser fritar, basta retirar do freezer deixar descongelar, empanar e fritar.
Empanando a coxinha
Empanar a coxinha não é difícil, se você acabou de enrolar a coxinha e já vai frita-la, basta bater um ovo com um pouco de leite e em seguida passar na farinha de rosca (aquela feita de pão) e está pronta, pode fritar sem medo de ser feliz!
Se sua coxinha está congelada, o ideal é que deixe-a descongelar para depois empanar, desta forma não corre o risco do empanado não pegar.
Receita de Coxinha Simples ( Fácil Tipo Padaria)
Ingredientes Para A Massa
- 3 xícaras de chá de água
- 2 cubos de caldo de galinha
- 1/2 xícara de chá de óleo
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- Óleo suficiente para fritar
Ingredientes do Recheio
- 1 quilo de peito de frango sem pele
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1 cebola grande picada
- Salsinha picada a gosto
- 2 xícaras de chá de catupiry
Modo de Preparo
Recheio
Como na primeira receita. comece fazendo o recheio para que dê tempo dele esfriar. Cozinhe o frango normalmente com os temperos a gosto, depois desfie o frango, tempere com a salsinha, cheiro verde, cebola, sal, pimenta. Refogue tudo e reserve para que ele esfrie.
Massa
Coloque a água o caldo de galinha, o óleo em uma panela grande e leve para o fogo, deixe ferver. Se você confiar, pode colocar toda a farinha de uma vez, mas é recomendado acrescentar aos poucos para que não fique bolos de farinha na massa, mexa sem parar, até a massa cozinhar e desgrudar do fundo da panela.
Essa receita pede que você retire-a da panela , coloque em uma superfície e sove-a, mas se você mexe-la bem não será necessário esta sovada. Como na outra receita você pode pegar pedacinhos da massa e abrir na mão, ou abrir na própria superfície até deixar de uma espessura suficiente, corte, recheie, o catupiry entra nessa hora, se desejar misture diretamente com o frango, ou coloque quando estiver recheando a massa.
Neste ponto, você pode escolher por congelar ou levar para fritar, da mesma forma da outra receita.